sexta-feira, 18 de abril de 2008

Como combater o pessimismo?

Como você encara suas frustrações e decepções? Muitos especialistas acreditam que a resposta a esta pergunta determina em se você é otimista ou pessimista.


Como você encara suas frustrações e decepções? (...) Muitos especialistas acreditam que a resposta a esta pergunta determina em grande parte se você é otimista ou pessimista. Todos nós passamos por uma série de momentos difíceis na vida. Por que, então, alguns parecem se recuperar dos problemas prontos para mais desafios, enquanto outros parecem desistir diante de cada dificuldade, mesmo as relativamente pequenas?
Normalmente, o pessimista é uma pessoa que reclama de tudo e é resistente a mudanças. Seus pensamentos tendem a ser reações exageradas a fatos específicos. Observe que existe o tipo de pessoa que reclama de qualquer coisa, mesmo sem motivo. Esse comportamento pode vir da infância, quando a criança coloca uma lente de aumento nos problemas e sempre responsabiliza os outros.
Neste caso, o maior prejudicado é a própria pessoa, já que todo mundo tende a se afastar dela. Quer mais? Pessoas pessimistas e com o hábito da autocrítica destrutiva estão mais predispostas a desenvolver doenças, principalmente as cardiovasculares.
Boa Notícia: dá para reverter o processo
Como reagir diante do pessimismo? Aprender a identificar e reconhecer esses pensamentos negativos é o primeiro passo. O próximo passo é combatê-los. Pense em alternativas razoáveis.
Confira algumas dicas para ajudá-lo a trocar as reclamações por um alto astral:
" Conscientize-se que a atitude negativa é auto-destrutiva;
" Pare de culpar e responsabilizar os outros. Seja responsável pela sua vida;
" Faça uma lista de situações que provocam sentimentos e reações negativas. E aprenda a se questionar: Tal sentimento ou situação é razoável ou estou exagerando?
" Seja criativo e busque novas alternativas para solucionar os problemas;
" Seja flexível;
" Às vezes, os outros realmente estão com problemas - não é nada com você, logo não tome tudo para si;
" Não seja muito auto-crítico, não se cobre tanto.
E para fechar a matéria, deixo você pensando nas ilustres palavras de Winston Churchill:
"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."

Por: Katia Cristina Horpaczky

Nenhum comentário: