sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Casa limpa de verdade
A sujeira insiste em atrapalhar o seu bem-estar? Alguns truques simples podem lhe trazer paz num piscar de olhos ARMÁRIOS LIMPOS E SEM BOLOR
O vinagre é a maior arma contra o mofo de guarda-roupas e gabinetes de cozinha ou banheiro. Ferva um litro e despeje numa assadeira rasa. Coloque-a dentro do móvel e feche as portas. Após três horas, mergulhe um pano limpo no vinagre e passe na parte interior do móvel (ou objeto). Depois de limpo, o armário deve ficar livre da umidade, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Para isso, coloque pedaços de carvão vegetal em um recipiente dentro do móvel. Ele vai atrair a umidade. Você pode substituir o carvão por pedaços de giz de lousa, o resultado é semelhante. Evite encostar o fundo do guarda-roupas na parede e deixe-o aberto por algumas horas, pelo menos uma vez por semana. Dica: para tirar o cheiro de mofo das roupas, deixe secarem algumas cascas de laranja (ou cidra) e ponha-as no fundo de gavetas e prateleiras
LIVROS CONSERVADOS
Não basta passar um paninho seco por cima dos livros para mantê-los limpos e inteiros por bastante tempo. Para evitar o acúmulo excessivo de poeira, deixe-os alinhados na extremidade da prateleira. Também elimine a umidade das páginas salpicando amido de milho entre elas. Deixe de um dia para outro e, depois, remova o pó restante. Espalhe óleo de cravo no fundo das prateleiras para evitar a proliferação de insetos e a formação de bolor. Dica: ao alinhar os livros na estante, não deixe que eles encostem no fundo. Em contato com o armário, eles podem mofar.
VIDROS BRILHANTES
Vidros e janelas estão entre as coisas mais notada de uma casa. Para mantê-los livres de marcas, é preciso ter cuidado. Para eliminar as marcas de dedos das janelas, faça a limpeza da maneira convencional e dê lustro com folhas de jornal seco. E os espelhos devem ser limpos do mesmo modo. Já copos de vidro e cristal devem ser limpos com álcool e um pano macio (de algodão, de preferência). Evite álcool perfumado, para que a bebida não fique contaminada com odores no momento do uso.
GELADEIRA CHEIROSA
Ao limpar a parte interna do refrigerador, evite usar esponjas ásperas ou palha de aço. Use sempre sabão neutro, com fragrâncias bem suaves. Para limpeza profunda, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a cada 500 ml de água. Se o refrigerador cheira mal, elimine odores impregnados, colocando dentro do eletrodoméstico um chumaço de algodão embebido em essência de baunilha. Para limpar e desinfetar a geladeira, retire todos os alimentos e borrife uma solução de água e vinagre de maçã na mesma proporção, inclusive nas borrachas das portas.
RALOS LIMPOS
O mau cheiro que vem de pias e lavatórios ocorre devido ao acúmulo de material orgânico em decomposição no fundo dos ralos. O passo número 1 para acabar com o fedor é retirar essa “meleca” com uma colher. Lembre-se de utilizar luvas. E para obter um perfume agradável, coloque 1/4 de copo de bicarbonato de sódio no ralo. Depois, adicione 1/2 copo de vinagre e cubra o ralo por alguns minutos. Enxágüe com 4 litros de água fervendo. Isso ajuda a dissolver a gordura e empurra a solução de limpeza para o fundo do encanamento.
TAPETES IMPECÁVEIS
Você não precisa mergulhar o tapete na água ou gastar uma fortuna na lavanderia para fazer a limpeza a seco rápida e eficiente. Basta espalhar bicarbonato de sódio em grande quantidade sobre as manchas e retirar com o aspirador de pó após 15 minutos. Isso elimina odores e afasta insetos. Outra dica valiosa para manter o piso livre de marcas de carpete ou do tapete, deixe uma pedra de gelo derreter sobre a mancha indesejada. Em seguida, passe o aspirador de pó. Com o auxílio de uma moeda, esfregue o local no sentido contrário ao das cerdas.
Autor: Gustavo Curcio
Faxina anual
Aproveite o período e livre-se da sujeira e da poluição visual para trazer muita harmonia à casaAo longo do ano, a casa vai ficando cada vez mais lotada de tranqueiras. Além disso, aquela faxina pesada, que pode dar fim às sujeirinhas escondidas lá no fundo, está sempre sendo adiada. Pois então... Agora é a hora! Fim das festas, ano novo, vida nova... E casa levíssima! O início de janeiro é o momento ideal para se desapegar de objetos que não usa com freqüência e limpar a fundo todos os armários.
♦ Abra os seus caminhos
Guardar objetos que você não usa mais atravanca a sua vida. Pelo menos é o que dizem os chineses adeptos do feng shui, a técnica milenar de harmonização de ambientes. Portanto, doe roupas velhas, livros antigos, CDs e até eletrodomésticos que você não usa mais. Se tiver dúvida na hora de descartar algo, tente lembrar se você usou ou não aquele objeto durante o ano que passou. A resposta indicará o que deve ir embora. Liberado o espaço nos armários e gavetas, reorganize o que ficou. Uma dica é separar as roupas, por exemplo, por cores. Isso facilita sua localização. E cheque se as roupas de cama estão em bom estado. Daí, costure-as ou troque por novas.
♦ Faça um mutirão
Não seja escrava do mundo. Aproveite o momento para pensar com o marido e os filhos sobre as coisas que estão dentro de casa. Faça com que cada um seja responsável por um cômodo.
♦ Mate os fungos e bactérias
Aproveite o impulso da grande faxina para lavar cortinas e almofadas e dar um basta nos fungos e bactérias. Para dar vida nova às cortina, lave-as à mão e as deixe secando ao sol. Lembre-se de retirar os puxadores e rodízios antes. Não torça o tecido!
♦ Jogue fora o desnecessário
O acúmulo de objetos inúteis gera poeira, umidade e ocupa um espaço enorme da casa. Alguns objetos devem sumir de uma vez por toda do seu lar, como frascos de perfumes que acabaram e cosméticos vazios; medicamentos e alimentos vencidos; revistas, cadernos, livros e jornais velhos; sacolas plásticas.
♦ Limpe o jardim
Agora é a hora de trocar aquele vaso bicado ou aquele outro que já ficou pequeno para a planta. Aquela folhagem não vai pra frente? Troque-a por uma outra. A renovação trará prosperidade.
Autor: Gustavo Curcio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário