sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Etiqueta corporativa

Desconhecer certas regras pode destruir sua imagem dentro da empresa. Cuidado!

Muitos profissionais e executivos com freqüência passam meses de angústia batalhando pelo emprego dos sonhos até que finalmente conseguem o posto que sempre idealizaram para suas carreiras. No início, eles colocam todo o empenho para corresponder às expectativas do empregador. Porém, muitos se esquecem de um detalhe que pode destruir a própria imagem e a imagem da empresa: a falta de traquejo social para enfrentar as várias situações que se apresentam na rotina de trabalho.

Antigamente, as aulas de boas maneiras eram vistas como manias de burgueses e esnobes, ministradas em volta da mesa pelos pais, mas o fato é de que nos dias de hoje, como não há mais almoços durante a semana nem pais dentro de casa, a etiqueta social anda esquecida. No entanto, chega uma hora na vida adulta que as tais regrinhas fazem uma falta danada. Sem saber como agir socialmente, muitos desses profissionais podem pôr todo o esforço a perder.

Num mercado cada vez mais globalizado, é preciso conhecer padrões mínimos de etiqueta corporativa para causar uma boa impressão e poder agir com naturalidade e não como se estivesse em um campo minado. Regras de como se comportar à mesa nos almoços ou jantares de negócios, em festas empresariais internas ou externas, como proceder no ritual da entrega do cartão pessoal, como receber funcionários da empresa em um jantar, como receber hóspedes e convidados. Em todas essas situações, conhecer as regrinhas de etiqueta pode fazer toda a diferença.

Falar o mínimo possível, escutar os outros, e principalmente observar tudo á sua volta, além de estar sempre bem informado são algumas dicas da organizadora do curso, a decoradora e professora de etiqueta social Maria Pompéia Mesquita. "Entregar um cartão de visitas amassado ou rabiscado, estar mal vestido ou bocejar durante uma conversa de negócios são algumas das gafes cometidas por muitos profissionais, que correm o risco até de perder um negócio por causa delas", disse ela.

para preencher essa lacuna é se inscrever no Curso de Decoração da Marchand D´art, cujas aulas têm início no dia 4 de março, e que tem como tema de um de seus módulos a etiqueta social corporativa devido justamente à importância para qualquer profissional de conhecer os padrões de comportamento social como uma das condições para o sucesso profissional. O curso tem como objetivo capacitar o participante a apresentar-se socialmente nas mais variadas situações.

O curso vai ensinar, além das regras básicas de comportamento, como decorar mesas e ambientes para ocasiões diversas, como lidar com a bebida e o fumo em público e como se comportar à mesa (inclui o correto manuseio de louças e talheres). A importância das boas maneiras, a responsabilidade com a imagem da empresa, a moda para profissionais e o marketing pessoal são alguns dos itens de etiqueta empresarial que também fazem parte do módulo.

Nenhum comentário: