segunda-feira, 17 de março de 2008

Cinco passos para você ter sucesso na comunicação

Reinaldo Polito
Antes de dizer quais são os cinco passos que poderão torná-lo bem-sucedido na arte de falar, quero comentar como cheguei a essa conclusão e mostrar porque você poderá seguir as sugestões com segurança.

É evidente que essa pesquisa se baseou principalmente nos mais de 30 anos em que me dedico ao ensino da expressão verbal. Com essa intensa atividade pude constatar o que efetivamente dá resultado na comunicação oral.

Entretanto, além da experiência acumulada ao longo de todos esses anos proferindo palestras, ministrando aulas, preparando executivos, profissionais liberais e políticos para falar com segurança e desembaraço, também contribuiu para a seleção desses cinco passos a dissertação de mestrado que defendi há quase dez anos.

Nesse meu estudo acadêmico tratei de um tema pelo qual sempre tive muito interesse: a emoção. O próprio título do trabalho já identifica a essência do seu conteúdo - "A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes".

Para verificar se a emoção do orador tem mesmo influência no processo de conquista dos ouvintes, precisei comparar esse aspecto da comunicação com outros que imaginei serem relevantes na arte de falar, como voz, vocabulário, expressão corporal, conteúdo, entre outros.

Em uma gravação de vídeo analisei 20 oradores que venceram concursos de oratória. Comparei todas as apresentações para identificar quais os aspectos foram importantes no resultado de cada um deles.

Posso antecipar que a conclusão da pesquisa confirmou que a emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes.

Entretanto, há outros que também são fundamentais para o sucesso da comunicação. São os passos que você poderá dar para se sair bem em suas apresentações.

1º passo - o conteúdo
De todos os atributos da comunicação, o aspecto mais importante para que você possa influenciar os ouvintes é o conteúdo. Todos os oradores que venceram os concursos de oratória demonstraram preparo e domínio sobre o tema.

Procure nunca se apresentar com conhecimento superficial a respeito do assunto. Estude, pesquise, consulte. Saiba sempre muito mais do que precisará para o momento. Essa "sobra" de informações lhe dará segurança e credibilidade.

2º passo - a emoção
Não basta apenas conhecer a matéria que irá expor. Para ser bem-sucedido é preciso que você fale sempre com energia, disposição, entusiasmo - com emoção.

Se você não demonstrar interesse e disposição para falar sobre determinado assunto, não poderá desejar que os ouvintes se interessem e se envolvam pelo tema que apresenta.

Por isso, esteja consciente de que antes de interessar e envolver as pessoas, você deverá estar interessado e envolvido pela causa que abraçou e pela mensagem que transmite.

3º passo - a voz
Nem todos os oradores que venceram os concursos possuíam voz bonita, que pudessem servir de exemplo estético, mas todos, sem exceção, demonstraram personalidade na maneira de se expressar.

Independentemente da qualidade estética da sua voz, fale com firmeza e demonstre personalidade na maneira de se expressar. Sem agredir os ouvintes, lógico, fale com volume um pouco acima do que seria suficiente para que pudessem ouvi-lo.

Esse volume adicional poderá demonstrar de forma mais evidente sua disposição, envolvimento e interesse pelo tema da exposição. Lembre-se também de alternar o volume da voz e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável e interessante.

4º passo - os ouvintes
Falar em público não é uma representação teatral. O conteúdo da mensagem e a forma como você se expressa deve levar em conta sempre os ouvintes. Tudo deve ser feito pensando nas características e nas aspirações da platéia.

O volume da voz, o tipo de vocabulário, o tamanho e a extensão dos gestos, enfim todos os aspectos da comunicação precisam atuar em harmonia para conquistar os ouvintes. Venceram os oradores que tiveram essa preocupação com o público.

Antes de se apresentar dedique-se a esta reflexão: quem são os ouvintes e como devo me comportar para que a mensagem possa chegar de maneira interessante até eles.

5º passo - a naturalidade
O conhecimento, a emoção, a voz e a propriedade como a comunicação deve considerar os ouvintes são atributos que precisam atuar de forma harmoniosa e natural. Quanto mais espontânea for a sua maneira de se comunicar, mais confiança você sentirá e mais respeito e admiração terá do público.

Tenha em mente que se sua comunicação apresentar erros técnicos, mas preservar a naturalidade, poderá conquistar credibilidade. Entretanto, dificilmente acreditarão em suas palavras se você for artificial.

SUPERDICAS DA SEMANA
Conheça e demonstre domínio sobre o tema que vai apresentar

Ordene bem o raciocínio com começo, meio e fim

Fale com envolvimento e emoção

Tenha personalidade na voz e na maneira de se expressar

Saiba o máximo que puder sobre os ouvintes

Seja natural

→ Livros de minha autoria que tratam desse tema: "A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes", "Assim é que se fala", "Como falar corretamente e sem inibições" e "Superdicas para falar bem", publicados pela editora Saraiva

Reinaldo Politoé mestre em ciências da comunicação, palestrante e professor de expressão verbal. Escreveu 15 livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares

Site: http://www.reinaldopolito.com.br/
e-mail: polito@uol.com.br

Nenhum comentário: