O que você precisa saber sobre formatação de HDs e recuperação de dados
Por Fernando Petracioli, especial para PC WORLD
Entenda as diferenças entre formatação física e lógica, sistemas de arquivos e como trazer de volta dados que estavam no disco apagado.
Para falar de formatação de disco rígido é preciso diferenciar os dois tipos possíveis de formatação: a física e a lógica.
A formatação física não envolve diretamente o usuário final. Na verdade, esta etapa pode quase ser considerada como uma das fases envolvidas na fabricação do dispositivo, já que consiste na preparação física do hardware para que ele possa ser utilizado logicamente. E ela só necessita ser feita uma vez, não podendo ser desfeita.
Esse tipo de formatação constrói, no disco ainda virgem, as trilhas e os setores que serão utilizados para receber gravação de dados, e para que a cabeça de leitura consiga acessá-los mais tarde.
A formatação que interessa ao usuário comum de computadores é a chamada formatação lógica. Ela é realizada no próprio sistema operacional e, ao fazê-la, o usuário tem que definir qual sistema de indexação ou organização de arquivos será utilizado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário