quarta-feira, 21 de maio de 2008

Conheça a síndrome da classe econômica

Saiba como se sentir mais confortável nas viagens aéreas e evitar a má circulação
Num avião, a impressão de conforto depende freqüentemente do tamanho do passageiro. Exemplificando, os critérios de julgamento de conforto na classe econômica podem ser assim resumidos:

Espaço disponível para a acomodação das pernas do passageiro em relação à poltrona da frente.
Espaço disponível entre os dois apoios para cotovelos, em razão do tamanho do corpo do passageiro.
Ângulo de inclinação do encosto da poltrona, na maioria das vezes não supridas por falta de regulagem adequada.
Ausência de sustentação suficiente para as costas devido à idade das poltronas. O mesmo ocorre com o nível de afundamento do assento, até com os passageiros com menor peso.
Sensação de peso nas pernas, causada pela pressão da borda anterior do assento, sustentada durante muito tempo contra a fossa poplítea (parte detrás do joelho).

A Síndrome da Classe Econômica pode ser traduzida pelos diversos problemas vasculares como flebites e trombose venosa profunda, dentre outros ocasionados pela estase venosa, isto é, numa viagem aérea de longa duração a imobilidade das pernas ocasionadas pela falta de espaço e a compressão da borda do assento sobre a fossa poplítea podem
ocasionar uma diminuição da velocidade de circulação do sangue, desencadeando uma série de sinais preditivos:

Inicialmente, os tornozelos incham e o passageiro pensa que esse desconforto irá desaparecer quando começar a caminhar.
Em seguida, surge a sensação de peso, formigamentos, dores na panturrilha (comumente chamada de batatas das pernas ). Neste caso, o passageiro pensa se tratar de uma câimbra.
Finalmente, quando a vermelhidão e o calor se localizam no local da dor, normalmente relatada como de queimação, faz com que o passageiro procure ajuda ou durante a viagem ou alguns dias depois, porque os sintomas não diminuíram.
A trombose venosa profunda ocorre com freqüência, mas nem sempre é reconhecida na fase aguda, o que pode acarretar seqüelas e até mesmo determinar morte pela embolia pulmonar. A flebite é a inflamação de uma veia superficial, com coagulação do sangue na mesma, ocorrendo mais freqüentemente nas veias das pernas (varizes), sendo causa de dor, calor e rubor.

Passageiros que sofrem de doenças como diabetes melitos, insuficiência cardíaca, miosites, traumatismo recentes, obesidade, tosse crônica e fazem uso de cigarros, pílulas anticoncepcionais, antidepressivos ou são sedentárias e, principalmente as grávidas, terão mais propensão a desenvolver a Síndrome da Classe Econômica.

Aprenda todos os truques para evitar esse desconforto com o artigo: Saiba como prevenir a síndrome da classe econômica

Nenhum comentário: