Se você acha que se equilibrar em cima de uma bola é tarefa para quem trabalha em circo, está na hora de mudar de idéia: febre nas melhores academias, as aulas com bola são a receita ideal para quem deseja entrar em forma, mas odeia rotina.
A dificuldade de equilíbrio esconde um dos principais segredos, que transformam a redonda no acessório perfeito para definir os músculos sem monotonia. "A instabilidade da bola faz com que a intensidade dos exercícios seja maior. Para se estabilizar, o praticante precisa contrair mais os músculos que está trabalhando", explica Marcelo Jaime, professor de duas modalidades com bola, o Bio Pilates com bola e o Bio Over Ball, da academia Bio Ritmo.
E as vantagens desses exercícios (inspirados no pilates tradicional) não param por aí. Listamos, a seguir, todos os pontos positivos que o brinquedo transformado em instrumento para entrar em forma proporciona ao corpo e à mente.
Definição em dobro
Os resultados rápidos aparecem porque, numa superfície móvel, os músculos precisam trabalhar mais. Na Bio Pilates com bola, ganham destaque as estruturas reponsáveis pelo equilíbrio e estabilização do tronco, da coluna e dos quadris - em linguagem técnica: o transverso do abdômen, os multifidus e o assoalho pélvico.
Inspira, expira
Trabalho dobrado também para o diafragma. "O conjunto todo dos músculos trabalhados é chamado de core e inclui o diafragma. Isso se traduz em melhoras para a respiração", esclarece o professor. O resultado disso, na prática, é uma melhora significativa no equilíbrio emocional, no autocontrole e na queima de calorias.
2 em 1
Praticada com uma bola feita de silicone e menor que a fit ball, a aula Bio Over Ball alia a vantagem trazida pela instabilidade (a história dos músculos precisarem ser mais contraídos) à facilidade na realização de alguns movimentos. "Com as costas apoiadas na bola durante os abdominais, há uma diminuição da pressão entre a lombar e o chão. Assim, as dores que podem surgir com este exercício, são evitadas", explica o professor.
Andando na linha
Problemas de postura também podem ser resolvidos com a prática das variações rolantes de pilates. Para realizar os movimentos é preciso ter (ou desenvolver) muita conscientização corporal e, além disso, a região das costas dos praticantes fica bastante fortalecida.
Flexibilidade em alta
Um rolamento daqui, uma esticadinha dali. Pouco a pouco, os adeptos dos exercícios com bola vão ganhando flexibilidade e garantem bons resultados em qualquer tipo de movimento, mesmo naqueles que dispensam o acessório.
De bem com corpo e mente
Seguindo a linha Body & Mind, que orienta os passos dos praticantes de pilates, as duas modalidades que utilizam a bola como instrumento de trabalho também buscam a união da conscientização corporal com músculos bem trabalhados. Traduzindo: a recompensa é mente tranqüila e livre dos estresse, associada a um corpo com músculos visivelmente definidos e bem torneados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário