quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Explode a venda de canais pornôs no Brasil

01/10/2007
Ricardo Feltrin
Colunista do UOL News

O mercado de venda de pay-per-view e assinaturas de canais adultos na TV paga superou de longe as expectativas mais otimistas e cresceu este ano mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados obtidos com exclusividade por Ooops!.

Com exceção da TVA, todas as operadoras se recusaram a divulgar números sobre este rentável e expansivo mercado. Ooops! obteve os demais números por meio de um executivo da Globosat, que pediu sigilo de identidade. Os dados são espantosos:

O número de assinantes de canais adultos nas três principais operadoras do Brasil já passa de 370 mil, contra 280 mil no ano passado. Isso representa um crescimento de mais de 30% somente nos primeiros 8 meses de 2007, e deve se manter até dezembro, segundo esse mesmo executivo. A expectativa era de que esse mercado crescesse no máximo 25% em 2007.

Isso significa que quase um em cada dez assinantes da TV paga brasileira compra também algum canal adulto. Somente as principais operadoras - TVA, Net/Vivax e Sky/DirecTV -, têm cerca de 3,9 milhões de assinantes.

De olho nesse imenso mercado, a Globosat vai incluir mais cinco canais adultos em seu cardápio, provavelmente a partir de janeiro: o Private, Shorteez, Xcess, Fress e o Vênus. O canal pornô mais vendido do Brasil é o Sexy Hot, seguido pelo Playboy.

A maioria das operadoras considera tais dados confidenciais porque os canais pornôs se transformaram na mais rentável mina de ouro do mercado. Isso porque, na mesma proporção em que cresce a demanda por tais filmes, o custo de produção e venda de conteúdo adulto cai a cada dia - tamanha é a oferta de atrizes e atores na Europa e EUA.

Na contramão dessa falta de transparência, somente a TVA divulgou seus números.

A pedido de Ooops!, por meio de sua assessoria de imprensa, a TVA informou que tem no eixo São Paulo-Rio-Curitiba cerca de 30 mil assinantes mensais dos canais Playboy, Buttman e Adulto, todos heterossexuais.

Somente no pay-per-view, em média, a TVA vende quase 70 filmes por dia dos canais Playboy, CG Channel, Private Gold e Vênus XXL. Isso dá cerca de 2.000 por mês. Cada filme na TV custa em média R$ 9,90 e 70% deles são vendidos entre 18h e 6h.

Sem se identificar, e com a ajuda de dois outros assinantes, a reportagem testou a venda de pay-per-view por telefone das principais operadoras. O atendimento da TVA foi o mais veloz. Entre o momento que se telefona até o filme entrar no ar, gastou-se 3 min e 10 seg.

Nenhum comentário: