quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Recife: pesquisa revela incidência de crimes homofóbicos

www.mixbrasil.com.br
Por Redação
Uma pesquisa realizada durante a Parada de Recife ocorrida em setembro de 2006 e divulgada nesta quarta-feira, 11/09, revela as altas taxas de atos homofóbicos ocorridos na capital pernambucana. Dos 791 entrevistados, 70,8% já foram discriminados por conta da orientação sexual e 20,8% já sofreram agressões físicas. Os números são superiores aos das pesquisas realizadas recentemente no Rio de Janeiro, onde 64,8% dos entrevistados homossexuais declararam ter sofrido atos discriminatórios.

Fundador do Grupo Gay da Bahia, o professor Luiz Mott já havia denunciado o alto teor de homofobia do estado em artigo publicado em 2002: "O estado de Pernambuco continua despertando a maior inquietação quanto aos crimes homofóbicos, pois São Paulo, com 37 milhões de habitantes, teve 24 homicídios em 2001, enquanto que em Pernambuco, com menos de 8 milhões, foram assassinados 25 homossexuais. Se compararmos a Bahia, com 13 milhões de habitantes e 14 assassinatos de homossexuais com Pernambuco, 25 mortes para 8 milhões de habitantes, novamente patenteia-se o alto grau de intolerância anti-homossexual dos pernambucanos" (O Crime anti-homossexual no Brasil, Salvador, 2002).

"Para reverter este quadro sangrento, tres medidas urgentes: equiparar a homofobia ao crime de racismo; educação sexual libertária em todos níveis escolares; conscientização da comunidade homossexual para denunciar e reagir contra a discriminação e violência", acredita o antropólogo.

A 6a. Parada da Diversidade de Recife ganha as ruas neste donmingo, 15/09, a partir das 10h na Avenida Boa Viagem.

Nenhum comentário: